sintomas descritivos

Os sintomas da doença coronária são às vezes difíceis de valorizar. Nalguns casos, outras doenças podem manifestar-se de igual modo, como uma hérnia no estômago ou uma inflamação das articulações existentes entre as costelas e o esterno. Noutros, a doença coronária pode manifestar-se de forma atípica, por exemplo, como uma indigestão.

sintomas da angina de peito

O sintoma principal é a dor torácica, ainda que no caso de pacientes diabéticos, idosos e doentes sob os efeitos do álcool, possa não ser assim.
As características importantes de toda a dor são: localização, duração, irradiação, intensidade, qualidade, sintomas acompanhantes e fenómenos desencadeantes e atenuantes.
Seguidamente, descreveremos cada um destes aspectos da dor.

• Localização. A dor costuma localizar-se na parte anterior do tórax, sob o esterno. Outras localizações frequentes são o epigastro (boca do estômago), o pescoço, a mandíbula e os ombros.

• Duração. A dor inicia-se e acaba gradualmente, e pode durar de poucos até vinte minutos no caso de angina prolongada.

• Irradiação. Independentemente de onde se origina a dor, esta pode irradiar até ao pescoço, à mandíbula, aos dentes, à zona interescapular (isto é, parte central das costas), ambos os braços e inc1usivamente aos dedos das mãos (figura 13).

Sintomas Descritivos
Figura 13. Irradiação da dor na angina de peito.

• Qualidade. A dor é mal localizada (quer dizer, não se verifica num ponto claro e específico, mas numa zona), profunda, de tipo opressivo ou abrasivo. Outros tipos de natureza pungente e com poucos segundos de duração costumam ser de ordem psíquica, nada tendo a ver com a angina de peito.

 Sintomas acompanhantes. É frequente aparecerem náuseas, suor frio e palidez.

• Fenómenos desencadeantes. A dor desencadeia-se com os esforços físicos e o stress psíquico. Outros factores desencadeantes podem ser a digestão de alimentos, o coito, o tempo frio, o vento de frente e os esforços a princípio da manhã.

• Fenómenos atenuantes. Costuma atenuar-se a dor com o repouso e medicamentos vasodilatadores como a nitroglicerina.

Outros fenómenos aparecendo ao examinar-se um paciente em plena crise de angina de peito são o aumento de frequência cardíaca, o aumento da tensão arterial, ruídos cardíacos apagados durante a auscultação do tórax e alterações típicas do electrocardiograma (ECG) que se explicaram no capítulo referente a métodos diagnósticos. O exame do paciente nos períodos livres de dor pode ser absolutamente normal.

sintomas do enfarte de miocárdio

A dor que aparece durante o enfarte de miocárdio é de características similares à da angina de peito, ainda que costume ser de maior duração, demorando trinta minutos a várias horas a desaparecer. Não abranda com o repouso nem com os medicamentos vasodilatadores. Como na angina de peito a dor é de intensidade variável: pode ser desde insuportável até leve formigueiro em ambos os braços ou inc1usivamente não apresentar sintomas nos casos de diabéticos, alcoólicos e idosos. Como no caso de angina de Prinzmetal, o enfarte pode aparecer em repouso.

Outros sintomas podem ser: sensação de falta de ar (dispneia), sensação de morte iminente, instabilidade na marchasuor friopele pálida e debilidade generalizada importante.

Existem outros casos atípicos que podem apresentar-se sem dor e que mencionaremos sucintamente:

• Sensação de forte indigestão com náuseas e vómitos.
• Dispneia súbita.
• Síncope ou lipotimia com perda total de conhecimento.
• Sensação grave de angústia e nervosismo acentuado.

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002297200299 Sofia Ramos

    obrigada pela informação.o meu pai teve um á 1 semana e os sintomas são mesmo esses.

  • bruna

    eu estava com uma dor muito forte no lado esquerdo da cabeça sentindo falta de ar muita dor nos ombro ficando tonta ficava tudo escuro.. fui no medico ele disse q era principio de enfarte será q ?……

  • Ana_cruz59

    Penso que a minha mãe morreu exactamente disso. Teve estes sintomas Exactamente,de naúseas,(ainda tentou vomitar),palidez ,e suores frios,boca roxa. e sofria de stress psíquico,sim.
    Penso, pq , ñ foi feita autópsia, devido á idade avançada(penso eu).
    Felizmente ou Infelizmente,Quem sabe…?
    Contudo os sintomas foram mesmo estes.
    Muito Boa informação.

    Eu na minha ignorância, no momento, ñ soube o q fazer,mas pelo que os responsáveis de Medicina que vieram, (supostamente) socorrer a mha mãe, (e mt Bem),ñ havia nada a fazer . . .
    Também deixo aki um muito obrigada,porque foram Impecáveis.
    Quando chega a hora, pouco há a fazer…
    No entanto com estas dicas, podemos , talvez, fazer mais um pouco… A diferênça,ou por dar + um pouco de vida, ou para ñ ficar a bater tão mal, por nos sentirmos culpados, por ñ termos conseguido fazer Nada.

    • Cândido

      no domingo pelas 11h comi 1 banana e 3 bolachas digestivas, fui correr 20 minutos e ao min 19 senti ima névoa de cor azulada clarinha, pedi para me vigiarem e acabei por perder os sentidos, chamaram o inem e fiz exames; eco à cabeça angeografia, 3 vezes analizes ao sangue e está tudo bem. já tive 2 ataques de panico recentes. o que será? posso continuar a fazer um treininho???

  • Ag Lokosolitario22

    meu pai tambem falecel de infarto e fico muito triste por ñ ter podido faser nada por ele eu sinto sua falta, dele meu pai meu unico e verdadeiro amigo

  • Ibrahimo

    Valeu tenho neste momento a minha mae hospitalizada e os sintomas condizem com descricao que se faz

  • Correiahelia

    O meu avô faleceu à 2 dias com um enfarte, a dor neste momento é muita e o sentimento de impotencia também.
    o meu avô teve todos os sintomas descritos, apesar de ter sido socorrido não resistiu. POR FAVOR esteja atentos e valorizem todos os sintomas descritos.

  • Pingback: Black Angel SL – Vampiros, góticos, filmes, livros, jogos...

  • Ernanifigueiredocarvalho

    Botei 3 stent, nesta semana, apareceu um soluço intermitente, tem alguma coisa a ahaver???

    • eu

      E se te afugasses numa possa de mijo? Não era lindo?
      Achas que o tema é propício a brincadeiras? Deus queira que nunca precises.

  • Xangopx

    sinto às vezes dores no peito a qual se estende para o pescoço e mandibula, estas dores não chegavam a 30 segundos  aparecia  se intensificava de diminuia devagar, de uns tempo para ca foram ficando mais fortes e com maior duração cerca de quase 1 minuto, a dor que aparecia geralmente uma vez pos mes agora acontece duas ou tres  ate ja aconteceu duas vezes ao dia, me eclareçam se for possivel qual o diagnóstico mais provável, já estou começando alguns exames mas gostaria também de opiniões de outras pessoas capacitadas
     

    • Jojotropa25

      vai ao medico tas a morrer

      • eu

        @Jojotropa25 vai a um psiquiatra. Acredita que precisas.

  • Marta Ferreira

    Sinto uma dor no peito comparável a um aperto no peito que se estende para as costas, durmência e formigamento subsquente nas mãos, cansaço e fraqueza. As vezes acordo no meio da noite com uma dor de cabeça repentina! Ainda tenho como me recuperar?

  • Daniel

    Boa noite,tenho 18 anos e à uns dia começou-me a dar uam dor constante no peito, mais para o lado direito, que me doi quando engolo em certas posiçoes e me anda a causar maus estar porque parece que sinto o peito um pouco pesado, e à 2 dias deu-me um formigueiro nas duas maos que me assustou um pouco, mas nao foi a primeira vez… poderá ser sintomas de enfarte?

    • Pedro

      Daniel, tb comecei com mais ou menos essa idade com umas dores semelhantes que me assustaram, neste momento tenho 23 anos e volta e meia tenho dores no peito que causam bastante desconforto. (nao querendo com isto dizer que não devas ir ao médico… sim vai). Consultei o centro de saude e disseram-me que não seriam sintomas de enfarte ou algo parecido mas sim uma mera dor muscular… e foi mesmo verdade… comecei a aplicar reumon gel e passou. volta e meia em situações de stress ou más posições a dormir ou a trabalhar volta a aparecer mas depois com uma massagem ou com a aplicação do gel passa. O formigueiro das mãos pode ter sido algo psicológico. Mas contigo consulta o médico… eles sim poderão dizer-te o que realmente é.

  • juliana.lima.2010@oi

    estou sentindo dores no lado esquerdo do peito e são contante,não sei se é gases ou se é começo de um enfarte pois a dois dias estou sentindo,e meu avó morreu de enfarte a 4 anos,e essas dores vão do peito para costa…

  • Lídia Amorim

    Minha filha de 10 anos teve uma crise, quando estava dormindo, acordou tentando vomitar uma gosma, tendo reações involuntárias, olhos arregalados, contorcendo o corpo, uma especie de convulsão, não conseguia falar, foi terrível! A levei para o hospital, e ela ficou durante meia hora com ritmo forte, choro intenso, depois forte dor de cabeça e fraquesa após medicação somente para dor. Isso ocorreu, depois de um evento de forte tristeza, porque o pai a colocou de castigo, isolada no quarto, longe da irmã, atribuindo culpa a um fato irrelevante para tal. Antes da crise e de dormir, ela havia comentado que estava triste pois não tinha nada para fazer, numa tarde de domingo, após ter vivenciado uma cena de risco com a irmã mais nova. A crise veio após essa forte tristeza, e estou preocupada, pois pode ter sido um princípio de enfarte. Ela relata que teve um pesadelo antes do ocorrido. Agora ela está bem, mas marquei neuro e vou marcar tb um cardiologista para examiná-la.